Projetos
Restauração de pintura mural
Restauração pintura mural em Ipanema Rio de Janeiro.
A restauração de pintura mural é um processo altamente especializado que envolve técnicas de conservação e restauração de uma obra de arte histórica. É uma técnica complexa que requer conhecimentos especializados, técnicas avançadas e materiais de alta qualidade.
Procedimentos:
O primeiro passo na restauração de pintura mural é avaliar o estado atual da obra de arte. Isso envolve a identificação de quaisquer danos, descoloração ou deterioração que possam ter ocorrido ao longo do tempo. Depois de todos os estudos a pintura mural pode ser consolidada, o que envolve a aplicação de materiais de consolidação para ajudar a fortalecer áreas soltas ou descascadas. Em seguida, o restaurador pode começar a limpeza da pintura mural. O processo de limpeza envolve a remoção de sujeira, fuligem, poeira e outras impurezas que podem ter se acumulado na superfície da pintura mural.
Se houver lacunas na pintura mural, o restaurador pode preenchê-las com materiais próprios de preenchimento para garantir que a superfície da obra de arte fique uniforme.
Finalmente, o restaurador pode retocar a pintura mural para restaurar sua aparência original. Isso envolve a aplicação de camadas de tinta com pincéis (tratteggio) e outras ferramentas para replicar a aparência original da obra de arte.
É uma técnica complexa que requer conhecimentos especializados, técnicas avançadas e materiais de alta qualidade.
É importante que a restauração de uma pintura mural seja realizada com grande cuidado e precisão. Isso garante que a obra de arte seja preservada para as gerações futuras e que a restauração não altere sua aparência original. O processo de restauração de pintura mural é uma maneira importante de preservar a história e a cultura de uma região.
Detalhes observados:
A pintura estava com sua camada pictórica craquelada e ressecada, problemas característicos da técnica de pintura a óleo sobre mural. O apartamento se encontra de frente para o mar e próximo a uma via movimentada de Ipanema, logo, o painel sofre tanto com a ação da maresia quanto dos gases provenientes da combustão do motor dos veículos, gases como: óxidos de carbono (CO e CO2), óxidos sulfúricos (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos aromáticos (HA).
O ressecamento das camadas pictóricas denunciam um problema da interação entre as camadas picturais devido a má qualidade da preparação da parede, provocando o deslocamento e perda de partes da camada pictórica. O verniz da pintura estava oxidada e foi retirado com solventes especiais.
Veja mais obras clicando aqui: restauro Igreja Nossa Senhora do Rosário em Bragança Paulista.
OBRA: Castelo, década de 60
AUTOR: Marrone
TÉCNICA: Óleo s/ mural
MEDIDAS: 150x 375 cm
Diagnóstico:
Tinta a óleo ressecada, com ressecamento da interação entre as camadas picturais e a preparação da parede, provocando o deslocamento e perda de partes da camada pictórica. Pintura oxidada, com perda de coesão.