Projetos
Restauração de Obras de Arte
Restauração de obras de arte Sagrada Família com Santa Izabel
Restauração de Obras de Arte é um processo importante para preservar e conservar obras de arte que sofreram danos ou envelheceram com o tempo.
Os danos podem incluir rachaduras, descoloração, desgaste da camada pictórica, perda de pigmentos e outros problemas que afetam a aparência e integridade da obra.
O processo de restauração de obras de arte envolve várias etapas, incluindo a avaliação do estado da pintura, a identificação de danos, a determinação da causa desses danos e a seleção dos métodos de restauração apropriados e uma ficha técnica para que outros restauradores saibam os materiais empregados pelo restaurador.
A restauração previne e corrige os danos e prolonga a vida útil da obra de arte, permitindo que ela seja apreciada e estudada por gerações futuras. Além disso, a restauração pode ajudar a revelar aspectos da obra que estavam escondidos ou danificados, trazendo de volta a sua aparência e características originais.
As técnicas de restauração de pintura incluem limpeza da superfície, estabilização estrutural, remoção de vernizes oxidados, preenchimento de lacunas, reintegração cromática e aplicação de vernizes de proteção, entre outros.
É importante que a restauração de obras de arte seja realizada por um profissional experiente e qualificado, de modo a garantir que a obra de arte seja restaurada com o máximo de cuidado e atenção aos detalhes, permitindo que a beleza e a história da obra sejam preservadas.
Os restauradores de pinturas são profissionais altamente qualificados que possuem conhecimentos técnicos e históricos para preservar a integridade da obra original.
Por fim, a restauração de obra de arte também pode ajudar a valorizar a obra. O valor de uma obra de arte muitas vezes está diretamente relacionado à sua integridade e estado de conservação, e a restauração pode ajudar a manter ou aumentar o valor de uma obra de arte no mercado.
Restauração da obra:
A obra Sagrada Família com Santa Isabel pintada na técnica óleo sobre tela foi inspirada na famosa pintura barroca de Peter Paul Rubens de 1615. A obra pertencente a uma colecionadora particular, chegou em nosso atelier com diversos problemas, entre eles:
Sujidades acentuada e generalizada.
Amarelecimento do verniz.
Risco de destacamento generalizado da camada pictórica.
Lacunas pontuais ao nível da camada pictórica.
Lacunas pontuais do suporte.
Ataque de cupins.
Reentelagem.
Repintes.
Intervenção aplicada:
Pré-fixação da camada pictórica (faceamento).
Desmontagem da pintura do suporte auxiliar em madeira (chassi e moldura).
Limpeza mecânica superficial.
Fixação das camadas de preparação e pictórica.
Consolidação do suporte.
Extração da reentelagem anterior.
Desinfecção (sob o tecido antigo foi encontrada uma colônia de larvas).
Tratamento de lacunas e rasgos (suturação com emulsão acrílica, inserção de fios e tecido natural e reforço com tecido sintético)
Limpeza da sujidade com recurso a mistura de solventes.
Preenchimento e nivelamento de lacunas ao nível da camada de preparação.
Reintegração cromática mimética.
Aplicação de camada de proteção – verniz acetinado.
Emolduramento em chassi e molduras originais devidamente desinfectados e reintegrados com folhas de ouro verdadeiro.
veja também: https://canerstudio.com.br/portfolio/restauracao-quadro-cusquenho/