Jurandyr Ubirajara Campos

Restauração da pintura retrato

Jurandyr Ubirajara Campos (São Paulo SP 1912 – idem 1972). Desenhista, ilustrador, pintor. Inicia suas atividades como desenhista comercial ao sugerir para a casa de máquinas de lavoura, onde trabalhava, um desenho no qual fazia a publicidade da empresa. Em 1928, embarca para Nova York, Estados Unidos, onde trabalha como desenhista e propagandista do The New York Times. De volta ao Brasil, trabalha no jornal O Estado de S. Paulo na sessão de rotogravura e atua como ilustrador dos livros infantis de Monteiro Lobato (1882 – 1948), seu sogro. A partir da década de 40, passa a dedicar-se às artes plásticas, tendo aulas com Cesaro Bernaldo de Quirós (1947), em Buenos Aires, Argentina. Em 1950, torna-se presidente do Salão Paulista de Belas Artes.

fonte: www.http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23784/jurandyr-u-campos

 

OBRA:         Retrato (Acadêmico)

AUTOR:      Jurandyr Ubirajara Campos

TÉCNICA:    óleo s/tela

MEDIDAS:   40 x 50

 Obra apresentava sua camada pictórica comprometida em algumas áreas, com perdas importantes e craquelamentos, além da presença de procedimentos de restauros anteriores com reentelagem inadequada (existência de mylar entre a tela e o tecido original prejudicando sua movimentação e consequente escamação).

Foi realizada a retirada da reentelagem anterior e substituída por tecnologia mais avançada na mesa de vácuo e calor, fixação da camada pictórica e a retirada de repinturas.

TELA: Fixação da camada pictórica em mesa de calor a vácuo – Limpeza e extração de verniz – Nivelamento e retoque das partes faltantes – Proteção da camada pictórica com aplicação de verniz adequado

MOLDURA: Limpeza mantendo as características originais – Fechamento das trincas – Reintegração com retoques

  • Budget:

  • Date:

    Janeiro 18, 2017

Contato