Projetos
Restauração de quadros antigos
Restauração de quadros antigos.
A restauração de quadros antigos é feita por pessoas capacitadas e experientes que realizam um processo delicado e minucioso, que envolve a recuperação e preservação de pinturas em tela, madeira ou outros materiais. O objetivo é devolver a integridade e beleza original da obra de arte, além de protegê-la contra a ação do tempo e agentes externos.
Processos do restauro
Os processos incluem a limpeza da superfície da pintura, remoção de sujeira e acúmulo de verniz ou outras substâncias, reparação de rasgos ou buracos na tela ou superfície da pintura, retoque de áreas desbotadas ou danificadas e proteção contra fungos e insetos.
Porém, antes de iniciar a restauração de um quadro, é importante realizar uma análise completa da obra, identificando os problemas e determinando as intervenções necessárias. É preciso também considerar a história e características originais do quadro, para garantir que a restauração preserve a autenticidade e integridade da obra de arte.
Profissionais capacitados e experientes com conhecimentos em história da arte, química e técnicas de conservação e restauro realizam esse trabalho complexo, utilizando materiais e técnicas adequadas para cada caso.
A restauração de um quadro pode trazer de volta a beleza e o valor histórico e cultural da obra de arte, permitindo que muitas gerações futuras a apreciem. Além disso, ela também contribui para a preservação da história e da cultura de um país ou região, protegendo o patrimônio cultural e artístico de comunidades e instituições.
Sobre o Artista:
Jurandyr Ubirajara Campos (São Paulo SP 1912 – idem 1972). Desenhista, ilustrador, pintor. Inicia suas atividades como desenhista comercial ao sugerir para a casa de máquinas de lavoura, onde trabalhava, um desenho no qual fazia a publicidade da empresa. Em 1928, embarca para Nova York, Estados Unidos, onde trabalha como desenhista e propagandista do The New York Times. De volta ao Brasil, trabalha no jornal O Estado de S. Paulo na sessão de rotogravura e atua como ilustrador dos livros infantis de Monteiro Lobato (1882 – 1948), seu sogro. A partir da década de 40, passa a dedicar-se às artes plásticas, tendo aulas com Cesaro Bernaldo de Quirós (1947), em Buenos Aires, Argentina. Em 1950, torna-se presidente do Salão Paulista de Belas Artes.
fonte: www.http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23784/jurandyr-u-campos
OBRA: Retrato (Acadêmico)
AUTOR: Jurandyr Ubirajara Campos
TÉCNICA: óleo s/tela
MEDIDAS: 40 x 50
Obra apresentava sua camada pictórica comprometida em algumas áreas, com perdas importantes e craquelamentos, além da presença de procedimentos de restauros anteriores com reentelagem inadequada (existência de mylar entre a tela e o tecido original prejudicando sua movimentação e consequente escamação).
Foi realizada a retirada da reentelagem anterior e substituída por tecnologia mais avançada na mesa de vácuo e calor, fixação da camada pictórica e a retirada de repinturas.
TELA: Fixação da camada pictórica em mesa de calor a vácuo – Limpeza e extração de verniz – Nivelamento e retoque das partes faltantes – Proteção da camada pictórica com aplicação de verniz adequado
MOLDURA: Limpeza mantendo as características originais – Fechamento das trincas – Reintegração com retoques.
veja também: /portfolio/restauro-quadro-adelio-sarro/