Projetos
Restauração de igrejas
Igreja Nossa Senhora do Rosário em Bragança Paulista.
Restauração de igrejas é um processo importante que visa a preservação e a conservação do patrimônio cultural e histórico da humanidade. As igrejas são um exemplo de edifícios históricos que possuem grande valor artístico, cultural e religioso, sendo muitas vezes símbolos da identidade cultural de uma comunidade.
Quais os processos da restauração de igrejas?
O processo de restauração de igrejas pode envolver diversas etapas, tais como a análise da estrutura e dos materiais utilizados na construção original, a identificação de danos ou desgaste causados pelo tempo ou por eventos adversos, a realização de reparos e restaurações que mantenham a integridade e autenticidade da estrutura original, e a aplicação de técnicas de conservação que protejam o edifício de danos futuros.
Além disso, a restauração de igrejas envolve a participação de diversos profissionais, tais como arquitetos, engenheiros, restauradores, conservadores, historiadores, entre outros, que trabalham em conjunto para garantir a preservação e a valorização do patrimônio cultural e histórico da humanidade.
História da igreja:
A Igreja Nossa Senhora do Rosário de Bragança Paulista é um patrimônio histórico Tombada em 28 de dezembro de 2000 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CONDEPHAC) de Bragança Paulista, de acordo com o decreto n°11304.
Projetada pelo Arquiteto Amador Cintra do Prado, o assentamento da pedra fundamental que marca o inicio das obras, data de julho de 1929, e sua inauguração em 5 de setembro de 1932.
Em 1938 foi contratado o artista plástico Salvatore Ligabue, que trabalhou por 3 anos e executou lindas pinturas murais, e finalizou a obra em 1941. Na década de 80 devido a um problema estrutural decorrente de um vazamento de um duto da rede pública, que abalou uma das laterais da igreja, foi contratado o pintor Italiano Bruno de Giusti para fazer as restaurações e a pintura da Santa Ceia na Capela do Santíssimo.
Em 2010 a igreja foi interditada pela defesa civil devido ao desplacamento de algumas partes do reboco da cúpula, executados nos anos 80. Esse reboco continha cimento em sua fórmula, e não aderiram de forma adequada.
Em 2011 foi contratada a equipe da Oficina de Restauro Bragança.
Clique aqui e veja a restauração da igreja Nossa Senhora das Graças no Rio de Janeiro.