Quem Somos

CANER STUDIO

A CANERSTUDIO é uma referência nacional em restauração e conservação de obras de arte, esculturas e arquitetura histórica. Fundada por Clayton Caner, arquiteto restaurador e artista plástico com mais de 22 anos de experiência, a empresa dedica-se com paixão à preservação do patrimônio artístico e cultural brasileiro, atendendo colecionadores, igrejas, museus, instituições públicas e privadas em todo o país.

A CANERSTUDIO é especializada em restauração e conservação de obras de arte e patrimônio histórico, adotando os mais modernos conceitos de intervenção em bens culturais, com o uso dos melhores materiais e dos mais consagrados processos tecnológicos do restauro de obras de arte.

Esse princípio ético é a base de sua atuação, em total conformidade com o rigoroso código de ética dos restauradores, garantindo que cada ação realizada respeite a integridade original das obras de arte e das estruturas históricas.

Nosso compromisso é duplo: com o objeto restaurado e com o legado humano e cultural que ele representa. Por isso, além de assegurar uma conservação técnica impecável, prezamos pela construção de relações sólidas com cada cliente, oferecendo suporte especializado desde a fase de diagnóstico até o pós-restauro, com orientações para manutenção preventiva e acompanhamento contínuo.

Com uma trajetória marcada pela ética, excelência técnica e sensibilidade artística, a CANERSTUDIO orgulha-se de contribuir para que as memórias visuais, espirituais e arquitetônicas do nosso patrimônio permaneçam vivas, encantando e inspirando as gerações futuras.

A missão da CANERSTUDIO vai além da simples intervenção técnica: manifesta-se como um compromisso profundo com a preservação da integridade e do esplendor de edifícios sagrados e obras de arte em todo o Brasil. Este compromisso é guiado por uma busca incessante pela beleza — entendida não apenas em sua dimensão estética, mas como expressão visível da verdade e da bondade. A empresa não apenas restaura, mas se dedica a reviver a alma de estruturas e objetos que testemunharam séculos de história, garantindo que seu legado continue a inspirar futuras gerações.

A equipe reconhece o papel histórico fundamental da ARTE SACRA como forma vital de transmissão da fé e de elevação da alma. Sua missão é preservar a integridade e o esplendor dos edifícios sagrados, tendo a beleza como finalidade última.

Essa compreensão profunda se reflete na integração do conhecimento litúrgico em seus projetos. O domínio da missa católica, dos símbolos e rituais de adoração influencia diretamente os projetos e murais elaborados por seus artesãos qualificados.

O diferencial da CANERSTUDIO reside em sua compreensão sensível da santidade dos espaços e dos objetos com os quais trabalha. Cada pincelada, cada reparo, cada aprimoramento é visto como um passo essencial para reacender a essência espiritual da obra de arte da igreja. Mais do que uma simples declaração de serviço, essa visão expressa a identidade e o propósito da empresa. A ênfase constante na “profunda compreensão da santidade desses espaços ” e no “reacender da essência espiritual da igreja” eleva a CANERSTUDIO de um prestador de serviços técnicos a um verdadeiro guardião cultural e espiritual. Isso revela que a empresa não vê os edifícios eclesiásticos apenas como estruturas físicas ou obras de arte, mas como espaços vivos de fé, memória e história.

 

 

Restauração de igrejas
restauração de obras de artes

CLAYTON CANER

Arquiteto Urbanista/ Restaurador de Obras de Arte/ Artista Plástico

FORMAÇÃO

  • Graduado em Arquitetura e Urbanismo / Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) Campinas – SP.
  • Restauração e Conservação de Obras de Arte/ Oficina de Restauro Bragança. Nirceu Helena.
  • Técnicas de Pintura /Vitrais /Atelier Sergio Prata em Bragança Paulista.
  • Arquiteto restaurador Clayton Caner possui 23 anos de experiência em restauro de obras de arte, muitas restaurações não foram citadas, mas fazem parte do acervo técnico da Oficina de Restauro Bragança.
  • Especializações em técnicas de pintura: Arte sacra, Vitral tradicional, Ícones Bizantinos, Mosaicos, pintura em cerâmica, pintura a óleo, acrílico, pastel, aquarela, encáustica a frio, caseína, guache, tempera, suportes para pintura. 

 

TRABALHOS RECENTES

  • Restauração da Capela da Santíssima Trindade em Botucatu/SP
  • Restauro imagem Sacra de tamanho natural da Igreja Matriz de Ubatuba
  • Restauro da imagem do Cristo em madeira policromada e de tamanho natural, Igreja Matriz de Ubatuba/ SP
  • Restauro dos altares de madeira da Igreja Matriz de Ubatuba/SP
  •  Restauração pintura mural em Ipanema, Rio de Janeiro.
  •  Restauração e decoração da fazenda Paraíso em Sergipe.
  •  Restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário Bragança Paulista.
  •  Restauração do monumento da Praça 9 de julho em Bragança Paulista.

Restauração do monumento da revolução de 1932, escultura em bronze de tamanho natural e em praça pública, representando um soldado morto em combate. Património tombado pelo CONDEPHAC de Bragança Paulista.

  • Restauração de imagem sacra.

Restauração da imagem de Nossa Senhora da Glória da capela do ISE Bragança Paulista.

Restauração Cristo Crucificado, em madeira jacarandá, UNIVAP-Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos. Parceria com o artista plástico Sérgio Prata.

  •  Restauração de pintura mural.

Restauração da sala da provedoria na Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista.

  •  Restauração Igreja Nossa Senhora das Graças.

Restauração da igreja Nossa Senhora das Graças em Marechal Hermes no Rio de Janeiro, pintada pelo pintor catalão Pujoul Sabaté na década de 40. Parceria com o artista plástico Sérgio Prata.

  • Restauração de Vitrais.

Restauração dos vitrais da Pinacoteca Benedito Calixto em Santos. Parceria com o artista plástico Sérgio Prata.

  • Restauração capela Madre Paulina.

Restauração da capela Madre Paulina na Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista. Parceria com o artista plástico Sérgio Prata.

RESTAURADOR_CLAYTON_CANER: RESTAURO DA CAPELA DE BOTUCATU
restauração de arte

NIRCEU HELENA

Restaurador de Obras de Arte/ Artista Plástico / Professor

FORMAÇÃO

  • Graduado na Belas Artes de São Paulo.
  •  Conservação e Restauração no Instituto Técnico Domingo Tellechea.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • 1963 – Inicia curso de escultura no Salão Paulista de Belas Artes em São Paulo.
  • 1964 – Medalha de bronze no mesmo salão com escultura (também participou de outras exposições coletivas e individuais).
  • 1966 – Conclusão do curso de Belas Artes, São Paulo.
  • 1967/68 – Professor do Ginásio Vocacional/Barretos.
  • 1970/71 – Professor de Desenho e Geometria Descritiva no Instituto de Educação Fernão dias Paes/SP.
  • 1977/93 – Professor na área de Educação Artística na Faculdade de Ciências e Letras em Bragança Paulista.
  • 1986/88 – Faz curso de restauração no Instituto Técnico de Restauro Domingo I. Tellechea
  • 1987/2001 – Professor do Instituto Técnico de Restauro Domingo I. Tellechea.
  • 1997 – Restauração de obras no interior da Capela da Fazenda Guariroba/Campinas.
  • 1998 – Restauração de obra (3.10m X 2.08m) do acervo da Universidade São Francisco/Bragança Paulista.
  • 1998 – Participa da restauração da Pinacoteca do Estado (Instituo Paulista de Restauro).
  • 2000 – Curso de Restauração na Pinacoteca de São Paulo com o Restaurador chefe da Capela Sistina, Gian Luigi Colalucci.
  • 2000 – Curso de Técnicas Modernas de Reintegração Pictórica – Estela Court, Professora da Universidade de Artes da Argentina.
  • 2011- 2013 – Restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário Bragança Paulista-SP. Obras em destaque:
    • Palácio do Itamarati – RJ
    • Universidade São Francisco – Bragança Paulista/SP
    • Instituto Técnico de Restauro – SP
    • Catedral de Joinville- SC
    • Casa do Restaurador – SP
    • Fazenda Guariroba – Campinas/SP
    • Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga” – Rio Claro/SP
    • SESC Interlagos – SP
Nirceu-Helena

CANER STUDIO se baseia na teoria da Restauração moderna “modus minimun” e “possibilis revertere”, mantendo ou restabelecendo a unidade potencial da obra, sem cometer falsificações em termos sociais, históricos e artísticos, e sem eliminar os sinais do passo da obra através do tempo.

Caner Studio

Fale com nossa equipe agora mesmo!

    Precisa de ajuda? Converse Conosco