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Restauração de quadros inicio
Restauração de quadros situação do tecido
Restauração de quadros rachaduras e partes faltantes
Restauração de quadros, antes
Restauração de quadros assinatura do artista
Restauração de quadros rachaduras e trincas
Restauração de quadros camada de proteção
Restauração de quadros faceamento
Restauração de quadros retirada do faceamento
Restauração de quadros obra reentelada
Restauração de quadros  teste de solvente
Restauração de quadros retirada do verniz mostrando janelas
Restauração de quadros retirada do verniz
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Restauração de quadros moldura
Restauração de quadros, folheação a ouro
Restauração de quadros, verso da tela
Restauração de quadros quadro, pronto
Restauração de quadros prontos, frente e verso

Restauração de quadros

Restauração do quadro de Oscar Pereira da Silva

 

Restauração de quadros é o processo de recuperar e preservar a integridade física e estética de uma obra de arte em tela que foram danificadas pelo tempo ou por outros fatores externos.

Processos de restauração de quadros:

O processo de restauração de quadros envolve o trabalho técnico de um restaurador profissional que examina cuidadosamente a pintura e determina o melhor curso de ação para reparar quaisquer danos. Isso inclui a limpeza da superfície da tela, a remoção de verniz antigo e a reparação de rachaduras, rasgos ou buracos na tela. Os restauradores também podem retocar áreas de descoloração ou danos na pintura, bem como fazer retoques nas camadas de tinta desgastadas e faltantes.

A restauração de quadros deve ser realizada com muito cuidado e precisão, pois é importante preservar a integridade original da obra de arte. Um bom restaurador leva em consideração o estilo e técnica do artista original, além de garantir que as técnicas de restauração utilizadas sejam reversíveis, caso sejam necessárias mudanças ou reparações no futuro.

É importante notar que a restauração de um quadro nem sempre é necessária.

No entanto, é importante notar que a restauração de um quadro nem sempre é necessária. Algumas obras de arte podem ser valorizadas justamente por sua idade, e a restauração excessiva pode afetar negativamente a autenticidade e o valor de uma obra de arte.

Obra restaurada com Nirceu Helena e Barbara Zmekhol.

Historia do artista:

Oscar Pereira da Silva (São Fidélis RJ 1867 – São Paulo SP 1939). Pintor, decorador, desenhista, professor. Entre 1882 e 1887, estuda na Academia Imperial de Belas Artes – Aiba, e é aluno de Zeferino da CostaVictor MeirellesChaves Pinheiro e José Maria de Medeiros.

Em 1887, torna-se ajudante de Zeferino da Costa na decoração da Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro. Conquista o último prêmio de viagem ao exterior concedido pelo imperador dom Pedro II, transferindo-se para Paris em 1889. Estuda com os pintores Léon Bonnat e Jean-Léon Gérôme.

No período em que permanece na França, produz diversos estudos e telas. Retorna ao Brasil em 1896. No Rio de Janeiro, realiza uma exposição individual no salão da Escola Nacional de Belas Artes – Enba, onde são apresentados 33 trabalhos feitos na Europa. Leciona no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo – Laosp e no Ginásio do Estado, e ministra também aulas particulares em seu ateliê.

Em 1897, funda o Núcleo Artístico, que, mais tarde, se transforma na Escola de Belas Artes, onde dá aulas. Entre 1903 e 1911, trabalha na decoração do Theatro Municipal de São Paulo, elaborando três murais: O Teatro na Grécia AntigaA Dança e A Música. Entre 1907 e 1917, realiza pinturas para Igreja de Santa Cecília. Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10329/oscar-pereira-da-silva

OBRA:-          Retrato (Acadêmico), 1901

AUTOR:-       Oscar Pereira da Silva

TÉCNICA:-    óleo s/tela

MEDIDAS:-  40 x 50

 

Diagnóstico:

Obra apresentava sua camada pictórica bastante comprometida, com perdas importantes e craquelamentos. O verniz estava oxidado e o tecido da tela continha sujidade decorrente do tempo.

O chassi estava sofrendo ataque de insetos xilófagos.

Procedimentos adotados:

Fixação da camada pictórica em mesa térmica a vácuo

Limpeza do tecido através de mapeamento

Limpeza e extração de verniz

Nivelamento e retoque das partes faltantes

Proteção da camada pictórica com aplicação de verniz adequado

Substituição do chassi antigo por chassi de cedro com cunhas

Limpeza da moldura mantendo as características originais

Fechamento das trincas

Reintegração com retoques

Douração da moldura

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